Se o Brasil já era um dos países mais ansiosos do mundo, agora com a pandemia esse cenário pode ter aumentado. Nesses momentos de incertezas, perdas e dificuldades, até mesmo quem nunca sofreu de ansiedade pode ser prejudicado ou acometido pelo sentimento em algum momento. Por isso separamos algumas maneiras de identificar os sintomas da ansiedade e de como controlá-la nesse momento de pandemia.
Saber o que pode desencadear a ansiedade é importante e uma dessas coisas é a incerteza e a falta de controle sobre a situação. Não saber quando a pandemia irá acabar, quando tudo voltará ao normal e nem ter controle sobre isso pode piorar seu nível de ansiedade. Mas isso realmente foge ao nosso controle. Por isso é importante se apegar às coisas positivas, à sua fé, ou áquilo que acredita e que te tranquiliza. Uma hora tudo voltará ao normal e você precisa estar bem para quando isso acontecer. Além dos pensamentos e dos desgastes mentais, a ansiedade também pode ser percebida em sintomas físicos, como: aceleração no coração, sudorese, tremores, tensão muscular, dificuldade para respirar, dores de cabeça, cansaço ao acordar e até queda de cabelo. Mas como você pode controlar essa ansiedade? Crie uma rotina
Se você está trabalhando de Home Office, crie uma rotina semanal para você seguir, acordar, tomar seu café e se preparar para o serviço. Separe a hora do almoço e sempre dê pausas de 5 a 10 minutos a cada 2 horas. Lembre-se de tomar sol. Se está trabalhando fora de casa, siga uma rotina já estabelecida também, tomando sempre os cuidados na prevenção da doença. Separe um tempo para fazer atividades físicas e outras atividades que você tenha prazer. Faça sempre aquilo que te faz bem. Controle seu acesso às informações sobre a Covid-19.
Não é bom e nem aconselhável que você fique o dia inteiro vidrado nas notícias sobre o coronavírus. O número de mortes e de casos confirmados da doença na sua cidade e no país são praticamente as primeiras informações de um site de notícias ou de um telejornal e isso pode aumentar a sua ansiedade. Não veja tudo, mantenha sempre um controle na hora de assistir ou ler sobre a pandemia. Fique sempre atento às Fake News
Essa parte também se encaixa com o ponto acima. As Fake News são grandes problemas da tecnologia. Muitas pessoas repassam notícias falsas por canais como WhatsApp e redes sociais. Você precisa sempre ver se a notícia tem fonte e confirmá-la em sites oficiais como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Não repasse e não acredite em tudo que você recebe. Mantenha uma alimentação equilibrada e faça exercícios físicos A alimentação equilibrada é muito importante também. Não precisa ser uma dieta mirabolante, mas evite muita gordura, alimentos industrializados, refrigerante em excesso e muito fast food. Opte pela comia caseira, seja você na cozinha ou outra pessoa que more com você. invista em frutas, legumes e verduras. Deixe o fast food para o final de semana e o refrigerante também. Integrando a boa alimentação com a atividade física o seu corpo funcionará melhor e você irá se sentir muito mais disposto e animado para as tarefas do dia a dia.
Mantenha contato com amigos e familiares Para quem estava acostumado com casa cheia de familiares ou aquele rolê com os amigos quase todo final de semana, essa quarentena pode estar ainda mais difícil. Mas é importante que você mantenha o contato virtual com toda essa galera. Seja por chamada de vídeo, ligação ou conversas diárias no WhatsApp, mas esteja sempre em contato com seus amigos e familiares, compartilhando as experiências do dia a dia, compartilhando boas notícias e atividades bacanas para esse período e, claro, cuidando um do outro, lembrando de usar máscara, álcool em gel e se manter em casa para se prevenir do coronavírus. Aproveite o momento para assistir filmes, seriados, programas de humor e etc
Com certeza você gosta de filmes, séries e programas de humor. Aproveite esse momento para fazer isso. É bom para a mente. Diminua a autocobrança Ninguém consegue dar conta de tudo o tempo todo. Não se cobre tanto, siga as atividades no seu ritmo. A casa não estará sempre organizada, o trabalho passará por momentos difíceis, o relacionamento às vezes é conturbado sim, você não precisa estar bem todos os dias, temos os dias bons e os dias ruins, a vida é assim pra todos e está tudo bem. Não há nada de errado nisso. Seja positivo e se cobre menos.
Mas só você sabe como está se sentindo e nossas dicas são para evitar o aumento da ansiedade mas não quer dizer que está imune. Se você estiver se sentindo mal, com os níveis de ansiedade muito altos e precisando de ajuda, procure um profissional. Não fique sozinho nesse momento, sua saúde mental importa muito e só você sabe como se sente e o que é capaz de te ajudar nessa situação. Se precisar de ajuda, ligue para um amigo ou familiar de confiança e procure atendimento médico. Não deixe de cuidar de você! Quando tudo isso passar, estaremos juntos e você precisa estar bem!